Make your own free website on Tripod.com
FESTA DE CORPUS CHRISTI EM PIQUEROBI
7 de junho de 2007
Assistindo pari-passu a confecção das efêmeras obras de Arte para duração de 1 dia.
Luiz Netto
 
A festa de Corpus Christi já é realizada há 39 anos em minha cidade - Piquerobi - SP -,  e nunca havia estado lá para participar.
Este ano - 2007 -  resolvi que iria ver desde o inicio como a associação da comunidade se encarregava de em poucas horas fazer um trabalho artístico para duração de apenas um dia: O dia dos festejos religiosos de Corpus Christi.

Naturalmente que antes disso tudo existe uma adrede preparação de dispositivos que são confecionados como infraestrutura para receber os materiais (90% do tapete ->granilha) que farão parte dos desenhos escolhidos como motivo para enfoque do ano. Este ano vários temas foram abordados como a campanha da fraternidade,  -  Amazonia - Vida e Missão neste Chão -, o meio ambiente:  O Aquecimento Global, Desmatamento das florestas. Com isso objetiva-se veicular informações e buscar a  conscientização para o respeito com a natureza, o incentivo à solidadariedade humana.  Muita gente afluiu até à cidade para apreciar os lindos desenhos que são feitos por grupos de adultos e crianças orientados por responsáveis pela montagem de cada parte ou setor da rua.

Foi uma experiência muito boa poder registrar a seqüencia de montagem e depois o afluxo de pessoas a transitar de um lado e outro da rua a apreciar as efêmeras obras de arte. Não pude ficar até o término da festa à noite durante a procissão mas deixo aqui um registro do que anualmente acontece e convido aqueles que não conhecem que programem uma visita para o próximo ano.

A comissão encarregada para organização do evento foi presidida pelo Sr. Cláudio Raysaro e auxiliada diretamente por Ângela Rodrigues Soares e Camila Matheus Giacomelli em conjunto com a Paróquia de São Miguel Arcanjo, através do Padre Sandro Rogério. Funcionários da prefeitura foram mobilizados para suporte do evento e naturalmente todos os voluntários, que notar-se-á pelas fotos foram em grande número.

Nota: O trabalho de tingimento da granilha começou em 28 de maio de 2007 e foi comandado por Osvaldo, mais conhecido como baianinho. As formas de ferro foram confeccionadas pelo Nelson Moura e muitos desenhos foram feitos à mão livre pelos desenhistas da cidade.
 

 
 

 Chegando em Piquerobi, por antes das 6:00 horas, noite escura, Cristo a esperar de braços abertos os visitantes, ruas com desenhos já adredemente preparados para receber os materiais que irão compor a exposição pictórica através das mãos de crianças e adultos que prazeirosamente se orgulharão de seu trabalho de arte e louvor ao Christo Redentor.
 
 
 
 
 
 
 
Veja a próxima página